O que vale mais a pena: imóvel pronto ou construir?
Tempo maior para investir, dinheiro a mais para dar de entrada ou no início da construção… Saiba as vantagens e desvantagens
Esse é um questionamento feito por todas as pessoas que estão querendo a independência de ter um novo lar, afinal, comprar ou construir, o que vale mais a pena? Bom, essa é uma pergunta difícil de ser respondida, pois as pessoas podem ter necessidades e tempos diferentes, além de um tempo maior para investir, um dinheiro a mais para dar de entrada ou no início da construção… Enfim, são muitos questionamentos, mas que iremos esclarecê-los para que você tome a melhor decisão possível.
O que podemos adiantar é: não existe escolha melhor e sim, a mais adequada para o seu momento de vida e para o seu momento financeiro, outro ponto a ser considerado. Agora, vamos diretamente ao que interessa e mostrar as vantagens e desvantagens de cada um dos casos. Certamente, elas serão bem esclarecedoras para ambas as ideias.
Imóvel pronto – Vantagens
De todas as vantagens do imóvel pronto, a principal é conhecer exatamente o que você vai adquirir antes de efetuar a compra. Muitas vezes, visitar o espaço é essencial para evitar imprevistos e dores de cabeça. Esse tipo de moradia ainda tem outras vantagens. Confira a seguir!
Disponibilidade imediata de mudança
Adquirir um imóvel é um investimento inteligente e a melhor maneira de garantir uma aposentadoria tranquila com bens patrimoniais. Além disso, não existe sensação melhor do que comprar uma casa ou apartamento e decorá-lo com seu estilo, deixando-o a sua cara.
No caso do imóvel pronto, isso é possível mais rápido do que se imagina. Todo o tempo utilizado em negociações, visitas para conhecer o imóvel, a vizinhança e os serviços disponíveis na região são recompensados pela possibilidade de você se mudar em um prazo menor. Em imóveis prontos, não é preciso esperar meses ou anos, é só realizar a mudança após finalizar a negociação.
Possibilidade de visitar as instalações antes da compra
Como dissemos, essa é uma das maiores vantagens de adquirir imóveis prontos. A possibilidade de visitar as instalações da residência na qual você tem a intenção de morar permite analisar detalhes como tamanho, acabamento, materiais utilizados (de primeira linha ou não), revestimentos, acessibilidade, entre outros.
Em grande parte, não é necessário gastar dinheiro com portas, pisos, janelas, tornando o processo de mudança ágil. Caso o proprietário deseje realizar melhorias, elas podem ser feitas de acordo com o seu orçamento e sem pressa após a entrada no imóvel.
Outros itens também podem ser avaliados, como aqueles relacionados a condomínios. Pode-se avaliar áreas verdes, garagem, salão de festa, playground, academia e outros ambientes comuns nesse tipo de propriedade.
Comodidade para usufruir do imóvel
Ao visitar uma propriedade, é possível verificar não só a estrutura, mas também fatores que podem ser decisivos para o bem-estar da sua família. Pode-se observar a incidência da luz do sol durante o dia, a vista, a ventilação, entre outros detalhes. Esses elementos podem ser considerados no momento da negociação, favorecendo o comprador.
Facilidade de financiamento
Conseguir crédito para construir é possível, contudo, o financiamento para casas já finalizadas é mais fácil de ser solicitado, já que financiamentos de imóveis prontos é uma das modalidades mais utilizadas quando se trata de crédito imobiliário.
Além disso, financiar um imóvel pronto é mais rápido e menos burocrático, afinal, assim que o crédito for aprovado é permitido tomar posse do bem. O imóvel é um investimento a longo prazo e o pagamento da entrada de residências prontas geralmente é realizado à vista e o restante, financiado.
Possibilidade de conhecer a vizinhança e o bairro
Em imóveis prontos, outra grande vantagem é a possibilidade de conhecer a vizinhança e o bairro. Seja em casa ou apartamento, é fundamental avaliar o perfil dos moradores, que pode variar conforme a localização.
Prédios de condomínios são bons exemplos disso. Enquanto um prédio tem moradores jovens, barulhentos e agitados, o outro conta com pessoas mais tranquilas, famílias idosas ou com crianças, que estão procurando sossego.
Outros pontos podem ser observados, como a organização do condomínio, a segurança do bairro, o trânsito, a disponibilidade de comércios na região e as áreas de lazer, vantagens que os imóveis ainda na planta não oferecem.
Facilidade com a documentação
Uma grande vantagem é poder tomar posse do imóvel tão logo o crédito seja aprovado, sem ansiedade. Geralmente, é um investimento em longo prazo, em que é dada uma entrada e o restante do valor é financiado pelo banco.
No caso de residências compradas na planta, apesar de toda a burocracia envolvida, o financiamento é bem mais facilitado. Afinal, a entrada é também negociada e parcelada durante o tempo da construção, e o saldo devedor em anos — se assim preferir o comprador e de acordo com as propostas da financiadora.
Imóvel construído – Vantagens
Para muitas pessoas, construir uma casa do zero pode ser a solução ideal. Isso por que construindo é possível pensar em todos os detalhes e customizar a casa exatamente do jeito que se imagina, tanto em tamanho (metragem) e disposição de ambientes, quanto em localização (bairro, rua, condomínio fechado), acabamentos e funcionalidades.
Aquisição do terreno
No início será necessário arcar com a compra de um terreno e que, possivelmente, não vai ser tão barato – talvez a entrada de um imóvel pronto, por exemplo. E a sensação de comprar “nada” assusta algumas pessoas.
Um lar de acordo com suas vontades
Esse tipo de aquisição é para quem não tem pressa e quer uma casa de acordo com os seus desejos. Construir não é barato, embora alguns construtores defendam a ideia de que a construção sairá mais em conta do que comprar uma casa pronta, por conta da margem de lucro que as construtoras colocam.
Para uma que casa fique pronta o quanto antes também é necessário uma boa verba para dar aquele gás inicial e dar, ao menos, uma cara para o imóvel. Construir um imóvel é para quem não tem tanta pressa, conta com uma verba mais baixa e quer um lar de acordo com as suas vontades, mesmo que isso demore um pouco mais.
Para muitas pessoas, construir uma casa do zero pode ser a solução ideal. Isso porque construindo é possível pensar em todos os detalhes e customizar a casa exatamente do jeito que se imagina, tanto em tamanho (metragem) e disposição de ambientes, quanto em localização (bairro, rua, condomínio fechado), acabamentos e funcionalidades.
Pensando em todos os detalhes
Quando se decide levantar uma casa, é possível pensar, junto do arquiteto e do engenheiro responsável, todos os detalhes do projeto, até mesmo a voltagem elétrica das tomadas de acordo com seus equipamentos eletrônicos, a altura das janelas, largura das portas (sim, você pode pensar em qual é a largura ideal para que seus móveis sejam facilmente transportados para a nova casa), entre outros fatores.
Surpresas desagradáveis
Porém, nem tudo são flores para quem decide construir. Após levantar minuciosamente a previsão de custos da obra, o ideal é que você tenha em mãos toda a verba para isso. Se você pretende conseguir parte do dinheiro através de crédito e financiamento, considere que, ao contrário do que acontece no processo de compra, para a construção as condições de linhas de crédito e financiamento não são tão atraentes. Calcule juros e taxas e coloque-os na conta da obra para saber se ainda assim o imóvel sairá mais em conta do que outro comprado pronto. E, se pretende optar por contratar uma empreiteira para tocar a obra, lembre-se de incluir o pagamento da empresa nos custos.
A escolha do terreno também pode ser uma dificuldade. Uma infinidade de aspectos deve ser considerada na hora de comprar o terreno da futura casa: infraestrutura básica como saneamento, fornecimento de energia, comércio local, se há ou não boas escolas, supermercados e claro, segurança e localização. Nem sempre é tão fácil unir tudo isso a bons preços. É preciso pesquisar e escolher, levando-se em conta todos estes fatores. Outra questão importante: se você pretende financiar a construção, saiba que, além de ter o nome limpo, na maioria dos casos você precisa ter o terreno comprado, além do projeto pronto e aprovado pela prefeitura. Estes costumam ser pré-requisitos das linhas de crédito.
Outra dificuldade bastante comum nos dias de hoje é encontrar mão de obra realmente qualificada por valores acessíveis. Diante da escassez de bons profissionais da área (mestres de obra, pedreiros, eletricistas, encanadores, gesseiros, pintores), duas tendências se sobressaem: profissionais com pouca qualificação e profissionais caros. Para construir, é preciso ter uma equipe alinhada, que saiba se comunicar e interpretar corretamente o projeto de arquitetura. Isso evita que você tenha surpresas desagradáveis, como ter que refazer um serviço mal feito.
Compre seu sonho pronto!
A primeira grande vantagem em comprar uma casa pronta é a praticidade. Ao contrário de quem opta por construir, comprando um imóvel, é possível se mudar imediatamente para o local. Antes de decidir se quer construir ou comprar, certifique sua situação: você precisa se mudar imediatamente ou tem tempo para isso? O mercado imobiliário é bastante rico e oferece boas opções para todos os gostos, o segredo é procurar!
Para muitas pessoas, um pró da compra é não ter o desgaste inerente de uma obra. Quem já construiu sabe que não é fácil lidar com profissionais de opiniões divergentes e os imprevistos do processo. Sejam as chuvas, ou a impossibilidade técnica de ter algum detalhe do projeto realizado, é preciso muita paciência e jogo de cintura para lidar com tudo isso. Haja disposição! Quem compra definitivamente não sofre com isso.
Confira todas as opções de imóveis à venda no site. Clique aqui.